Link é canhoto de nascença, é ambidestro por questões técnicas e é destro porque a gente não precisa ser o mesmo a vida toda, não é verdade?

Até o The Legend of Zelda: Twilight Princess o Link é canhoto, em alguns jogos anteriores ao jogo de Game Cube e Nintendo Wii, o herói parece ser ambidestro, mais especificamente nos jogos 2D nos momentos em que os desenvolvedores re-utilizaram sprites por questões técnicas.

Adventure of Link - mesmo sprite usado para ir para direita ou para esquerda
Adventure of Link – mesmo sprite usado para ir para direita ou para esquerda

Quando o Link está virado para o leste ou para o oeste, é usado o mesmo sprite apenas invertido, então o escudo fica sempre no braço que está para o norte, fazendo o herói segurar a espada com a mão direita ou com a esquerda, isso pode ser visto no primeiro jogo do Nintendinho ou no A Link to The Past do Super Nintendo, assim como jogos posteriores em outras plataformas.

Mas isso não quer dizer que o Link seja ambidestro nesses jogos, afinal, quando não é possível reaproveitar os sprites, por exemplo quando o personagem está indo para o norte ou para o sul, ele é desenhado como canhoto.

Link canhoto na longitude e ambidestro na latitude
Link canhoto na longitude e ambidestro na latitude no A Link to the Pass

No Zelda II: Adventure of Link, o Link também parece ser ambidestro, pelo mesmo motivo dos jogos já citados, para que o sprite seja reutilizável e menos memória seja consumida dos incríveis, 2KB de memória do Nintendinho. Usando exatamente a mesma imagem para ir para direita ou para esquerda, já se salva bastante recurso para o resto do jogo.

Só por curiosidade, o Super Nintendo tem 128 KB de memória, pouco mais de 10% de um MB, enquanto os consoles atuais PS5 e XSX tem 16GB, ou seja, mais de 16 mil MB, e o Nintendo Switch tem 4GB.

Link canhoto em direção a Deku Tree
Ocarina of Time 3D – Link canhoto em direção a Deku Tree

Nos jogos 3D como o personagem pode ser girado livremente, fica claro que ele é canhoto, isso até o Twilight Princess.

No Twilight Princess o Link ficou destro, desta vez por uma questão de conveniência, para implementar o suporte de controle por movimento com o Wii Remote, os desenvolvedores optaram por deixar o Link destro, já que esse era o layout mais utilizado com os controles, com a mão direita segurando o Wii Remote.

Link destro ativando cristal na base da força
Link destro ativando cristal na base da força em Twilight Princess

O mesmo aconteceu com o The Legend of Zelda: Skyward Sword, também com controles de movimentos, continuou com um Link destro, mas os jogos que não dependiam de sensores de movimentos, como os vistos de cima, continuaram com o Link canhoto.

Que é o caso do A Link Between Worlds.

Link destro tomando um bloqueio
Skyward Sword – Link destro tomando um bloqueio
Link destro em uma pose de recuperação
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom – Link destro em uma pose de recuperação

Mas as mudanças fazem parte da vida; não sei se esse tipo de mudança! Mas enfim, como as coisas mudam, no Breath of the Wild o Link é destro, assim como no próximo jogo da franquia, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.