The Callisto Protocol flopou

O jogo custou $162 milhões e não vai vender cópias suficiente

The Callisto Protocol não atingiu as expectativas, investidores esperavam que o jogo vendesse em torno de 5 milhões de cópias, mas aparentemente o jogo está lutando para chegar a 2 milhões de cópias no seu primeiro ano.

Com esse desempenho, foi reportado pela MK-Odyssey e replicado pela VGC, uma desvalorização das ações da Krafton Games.

Aposta alta

O survival horror da Krafton, mesma empresa do PUBG, teve um investimento de $162 milhões de dólares, para se ter noção de quanto dinheiro é isso para o desenvolvimento de um game, é estimado que o Red Dead Redemption 2 teve um investimento de $170 milhões, e o Final Fantasy VII Remake $144 milhões de dólares, menos que o investimento do The Callisto Protocol.

Para entender melhor esse valor, vamos pegar um jogo de grande orçamento do mesmo gênero como exemplo, o remake do Resident Evil 2, um jogo aclamado pelo público e pela crítica, teve um investimento aproximado de $100 milhões de dólares, bem menos que o The Callisto Protocol.

Não foram poupados gastos para o desenvolvimento do The Callisto Protocol.

A nova propriedade intelectual foi desenvolvida pelos mesmos criadores do Dead Space, e se inspira no survival horror de sucesso publicado pela EA em 2008.

Apesar de visualmente lembrar o Dead Space, The Calisto Protocol é um jogo diferente, tanto em enredo quanto em jogabilidade e atmosfera.

No jogo, você está tentando sobreviver e fugir de uma prisão na lua Callisto do planeta Júpiter, a ação do jogo tem bastante foco em combates corpo a corpo e os confrontos são mais frequentes, o jogo da Krafton foca mais na ação do que na tensão, diferente do jogo em que foi inspirado.

Media 69 da crítica e 68 do público no Metacritic

The Callisto Protocol teve uma recepção bem variada, no Metacritic é possível ver algumas análises elogiando o jogo, como a PC Games alemã que deu a nota 9/10, enquanto outras o consideram um jogo mediano, como a Game Informer que deu 6/10, isso considerando as análises feitas no Playstation 5, que é onde o jogo era mais estável durante o lançamento. Outras plataformas, principalmente as da 8a geração, PS4 e Xbox One apresentam alguns problemas de desempenho.

Mas tanto o Dead Space quanto o The Callisto Protocol são jogos de nicho, não são jogos que apelam para um grande público como Red Dead Redemption 2 por exemplo, que teve um orçamento parecido.

Para se ter uma ideia, voltando ao Resident Evil 2 que é um jogo da mesma categoria, mas em uma franquia super famosa e bem estabelecida, mesmo com todo o público que já tem a franquia da Capcom, e aclamado praticamente por todos, o RE2 Remake teve o orçamento bem mais modesto, de apenas $100 milhões de dólares, e no fim acabou vendendo no seu primeiro ano, quase 6 milhões de cópias.

Conclusão!

O The Callisto Protocol é uma franquia nova no gênero survival horror, que não tem o apelo popular de jogos de ação e aventura por exemplo, e estava mirando em um número de vendas próximo a um jogo de uma franquia já bem estabelecida.

Vamos torcer para que essa quebra de expectativas não enterre o nascimento de uma nova franquia que tem um universo bem interessante, mas uma coisa é certa, se o universo do The Callisto Protocol for visitado novamente, vai ser em um jogo bem menos ambicioso.

Os personagens no The Callisto Protocol tem gráficos incríveis.