KartRider Drift é um free-to-play estilo Mario Kart bem divertido

E se existisse um Mario Kart free-to-play? Existe o Mario Kart Tour, mas e se existisse um que rodasse nos consoles e PCs além de dispositivos móveis, fosse cross-plataforma e não fosse tão agressivo na monetização?

Agora meio que existe, KartRider: Drift é um jogo free-to-play de corrida de karts no estilo Mario Kart.

KartRider Drift - drift
Fazendo drift no KartRider: Drift

Uma opção free-to-play

O jogo está disponível gratuitamente para PC através do Steam, e para as plataformas móveis no iOS e Android com cross-plataforma, e futuramente para Playstation e Xbox.

A principal forma de monetização do jogo atualmente é através de passe de batalha, como muitos jogos atuais, aliás, no caso do KartRider, passe de corrida, e as recompensas são itens cosméticos, mas mesmo sem o passe de corrida, há vários carros e personagens disponíveis, o jogo é bem generoso no seu conteúdo gratuito.

Um pega justo

KartRider: Drift tem boa jogabilidade, muitas pistas, muitos personagens e muitos karts e é altamente personalizável, com um sistema de pintura e adesivos para personalizar os vários carros, essa customização não deixa nada a desejar as de jogos de corrida como Need for Speed e Forza Horizon.

A jogabilidade é bem simples, você pode acelerar, frear e esterçar os karts, tem um comando para drift, um para usar itens e outro para alternar entre os itens, você pode acumlar até 2 itens, mas não se engane com a simplicidade, as próprias pistas, os adversários e os itens, tornam o gameplay bem dinâmico e tático ao mesmo tempo que é ágil e satisfatório.

No KartRider: Drift não são poucos os momentos em que você perde ou ganha posição pelo seu desempenho em fazer uma curva, ou que você vira um corrida perdida ou perde uma corrida ganha por algum item usado.

No jogo de kart da Nexon, os karts e pilotos não possuem atributos, como aceleração, dirigibilidade e etc, ou seja, meio que todo mundo está em pé de igualdade, a grande diferença entre os jogadores é o conhecimento das pistas, dos itens e a habilidade na direção.

O KartRider: Drift conta com vários modos de jogo:

  • Modo Itens, que é aquele Mario Kart padrão, onde os corredores quebram caixas no meio do caminho e recebem power-ups de forma randômica para usar durante a corrida e pode ser jogado solo, em dupla ou em time 4×4;
  • Modo Velocidade, neste modo não há itens na pista e os corredores vão acumulando bônus/poder durante a corrida e quando fazem drift para usar como nitro, também pode ser jogado solo, em dupla ou em time;
  • Licença, neste modo, o jogador enfrenta vários desafios de dirigibilidade e de uso de itens, em missões para liberar licenças que dão acesso a novas pistas, esse modo é cheio de minigames criativos que além de desafiadores ensinam as mecânicas do jogo;
  • Cronometrado, neste modo é possível jogar pelo melhor tempo em cada pista disponível de acordo com as suas licenças. Além de tentar bater o seu próprio tempo e fazer novos recordes dentro da temporada, você também pode disputar pelos ranks global, por plataforma e por região;
  • E por último tem o modo Corrida Personalizada, que é para montar competições com as suas preferências de pistas e regras.

Com uma base sólida, KartRider: Drift tem futuro

Mesmo agora próximo ao lançamento do jogo, já se vê nas corridas o sistema de personalização sendo bastante utilizado, não é raro ver carros pintados de formas criativas e combinações de reações e emojis diferentes para os pilotos, o jogo tem muitas formas de se expressar.

Jogadores podem customizar os carros livremente e os personagens possuem várias skins
Jogadores podem customizar os carros livremente e os personagens possuem várias skins

KartRider: Drift é um bom jogo, com uma base bem sólida, com tarefas diárias e corridas bem divertidas, e por deixar todos os pilotos em pé de igualdade sem bônus nos karts ou pilotos, faz cada corrida só depender da experiência de cada jogador, e no caso do modo de itens, o momento certo em que os itens caem na sua mão pode fazer toda diferença.

Para quem não quiser ficar só nas corridas online, os modos Licença e Cronometrado oferecem algumas horas divertidas de gameplay, e se a Nexon cuidar bem do jogo com inclusão de novos modos por exemplo, provavelmente ouviremos falar do KartRider: Drift por bastante tempo.