Counter Strike 2 detalhes e o que esperar

Após alguns boatos, e gamers caçadores de informações encontrando executáveis e menções ao CS2 nos arquivos do CSGO e drivers da Nvidia, o Counter Strike 2 foi confirmado pela Valve.

E hoje já está em teste limitado para jogadores selecionados do CS:GO.

O novo CS está previsto para ser lançado no meio do ano e será uma atualização gratuita ao CSGO. Apesar de receber o nome de Counter Strike 2, superficialmente o jogo não será muito diferente do Counter Strike Global Offensive aos olhos dos jogadores fora desse mundo dos multiplayers competitivos.

Mas como eu disse, olhando superficialmente, na realidade o CS2 não recebe o número 2 à toa. Vamos as principais mudanças apresentadas até o momento:

Fumaça Interativa

granada de fumaça sendo perfurada por disparos
granada de fumaça sendo perfurada por disparos

A fumaça das granadas de fumaça, agora é dinâmica e tridimensional de verdade, ela ocupa um lugar no mundo, e interage com outros objetos no jogo. A fumaça agora, é apresentada para todos os jogadores exatamente da mesma forma em que está espalhada no mapa, a altura, os objetos que está cobrindo, por exemplo, se ela está escondendo algo para você, está escondendo também para jogadores em outras posições nas quais a fumaça está entre o alvo e quem está olhando.

granada de fumaça modelo 3D
granada de fumaça modelo 3D

Agora, a fumaça se espalha de acordo com o formato do lugar onde a granada foi lançada, interage com a luz do ambiente, é modificada por balas e por outras granadas, ou seja, quando alguém tentar tapar a visão no meio da Dust 2, é possível usar granadas ou atirar em direção da nuvem de fumaça dando visão para o sniper.

granada de fumaça sombra e luz
granada de fumaça sombra e luz

Alterações gráficas nos mapas

Os mapas mais clássicos como Dust e Mirage tiveram basicamente a luz melhorada, que agora reage melhor aos materiais e por consequência aumenta a fidelidade gráfica do jogo. E como alguns mapas são bem sólidos e bem conhecidos do público, não foram alterados fora iluminação, até para a comunidade testar as novas mecânicas como a fumaça que vai mudar muita coisa.

Outros mapas como Nuke, vão ter o sistema de iluminação novo da Source Engine 2 que considera os materiais que a luz está interagindo, assim como novos reflexos.

E alguns mapas como Italy e Overpass, foram completamente reconstruídos com as novas ferramentas de edição que estarão disponíveis para os criadores de mapas para usar todos os recursos disponíveis na Source 2. Alguns trechos do trailer mostram interações físicas em um nível que não vemos desde o CS Source, e até uma sala com bem pouca iluminação, com certeza esse é o tipo de coisa que vai abrir espaço para novos mapas mais criativos e interativos.

novas ferramentas de edição de mapa
novas ferramentas de edição de mapa

E por fim o Tickrate (taxa de tique)

E o trailer para apresentar o que a comunidade competitiva mais estava ansiosa, a atualização do tickrate, tickrate é a taxa de atualização do servidor para registrar os comandos do jogador e mostrar para o resto do servidor, quase como o FPS do servidor, o CSGO tem como padrão uma taxa de tickrate de 64, apesar de alguns servers trabalharem com 128 de tickrate.

comandos registrados além da taxa de tique/tickrate
comandos registrados além da taxa de tique/tickrate

Quanto maior o tickrate, melhor, 64 atualizações acaba deixando um espaço perceptível da execução da ação e o resultado da ação por conta de comandos que acontecem entre os ticks, entre as atualizações do servidor, 128 já melhora muito apesar de não ser perfeito, isso em nível competitivo, para jogadores gods né, eu, um mero mortal não devo perceber 99,9% das vezes que o problema foi o servidor e não a minha noobisse.

Então, para essa especificação, era aguardado que o Counter Strike 2 vinhesse com uma atualização de 128 tickrate. Mas a Valve optou por implementar um sub-tick update, dessa forma, eles explicaram que o tickrate não importa mais, pois o servidor vai saber exatamente o momento que você se moveu, pulou ou atirou. Então o servidor vai calcular precisamente as suas ações mesmo entre os ticks, e eles terminam dizendo que agora o que você vê é o que está acontecendo.

além da taxa de tique tickrate, sub-tick updates registra a todo momento
além da taxa de tique/tickrate, sub-tick updates registra a todo momento

Sabe quando você olha uma pessoa jogando de AWP que ela atira fora do alvo e acerta, ou atira no alvo e não pega? Isso é o que vai mudar, fora os pulos lançando granadas.

Isso vai tornar alguém noob mais pro? Provavelmente não, mas com certeza vai diminuir as injustiças e deixar os pros expandirem todo o seu potencial.

Extras

Fora as alterações acima, no site oficial do Counter Strike, informa que todos os itens cosméticos adquiridos até aqui no CSGO vão continuar no CS2 e vão se beneficiar das novas tecnologias de luz e material. E efeitos como líquidos, explosões, labaredas, flashes de disparo, traçados de balas, efeitos de impacto, a fumaça que já foi detalhada acima, e outros como a interface do jogo foram todos refeitos para se beneficiarem da Source 2 e modernizarem o Counter Strike.

Audio remodelado
Audio remodelado

Ahh e também tem o áudio, que no site informa que foi remasterizado para refletir o ambiente e o estado da partida. Pela imagem e pelo texto dá a entender que os sons serão mais fiéis ao cenário, considerando o layout e materiais presentes no mapa.

Agora é só esperar até o meio do ano e ver como a gente vai sentir essa mudança no CS.