Epic Game terá que pagar $245 milhões por induzir compra de itens de forma obscura

Um órgão de proteção do consumidor dos Estados Unidos, o FTC, está fazendo a Epic Games, desenvolvedora do Fortnite, pagar 245 milhões de dólares como punição por induzir a compra de itens in-game usando padrões obscuros/enganosos.

Após ação que aponta diversos truques usados pela Epic para induzir compra de itens in-game sem muita transparência, a empresa vai ter que pagar 245 milhões de dólares para o FTC, esse dinheiro vai ser usado para reembolso para os gamers que se sentirem lesados por compras de itens não intencionais.

A Epic foi acusada de não ter um sistema transparente de compras no Fortnite, o que resultou em compras acidentais ou não desejadas, através do uso de dark patterns/padrões obscuros, jogadores de Fortnite foram levados a realizar compras que não desejavam.

A ação chega a relatar que alguns padrões para realizar a compra dos itens in-game, chegavam a passar despercebido pelo controle parental, nem mesmo solicitando autorização, fora isso também foi destacado o fato da compras serem realizadas com apenas o pressionar de um botão, sem uma confirmação para verificar se realmente o usuário gostaria de gastar com aquele item.

No site oficial que está responsável pela ação e reembolso, informa estão elegíveis para solicitar reembolso, pais que tiveram o cartão usado no Fortnite sem autorização entre Janeiro de 2017 e Dezembro de 2018, jogadores de Fortnite que gastaram V-Bucks sem querer em itens cosméticos, lhamas ou passe-de-batalha entre Janeiro de 2017 e Setembro de 2022, e jogadores que tiveram a conta suspensa após a disputa para reembolso entre Janeiro de 2017 e Setembro de 2022.

O site do FTC não informa se as solicitações estão restritas somente ao público americano, e no próprio site existe a informação de que ele trabalha com agências internacionais de proteção ao consumidor, então se você se encaixar em alguma dessas condições, vale a pena tentar.