Agradeça a Nintendo pelo Playstation, pelo Xbox e pelos jogos AAA!

A Nintendo foi fundamental na construção da indústria dos videogames como ela é hoje, e algumas decisões dessa empresa centenária mudaram tudo.

A casa do Super Mario foi fundada em 23 de setembro de 1889 como uma empresa de jogos de carta, e de lá pra cá se aventurou em muitos terrenos até chegar aos videogames, e nos videogames a Nintendo não só se tornou a gigante que é, como moldou a indústria como ela é hoje.

1980s – O fim é só o começo!

caixas do jogo ET enterradas durante a crise de 1983
wikipedia – caixas do jogo ET enterradas durante a crise de 1983

No começo dos anos 1980, com o excesso de jogos genéricos e de baixa qualidade, a indústria do videogame quase foi extinta, se não fosse a Nintendo com a postura de prezar pela qualidade (que era representada através do selo Nintendo de qualidade nos cartuchos) para autorizar jogos para o Nintendo/NES/Nintendinho, provavelmente os videogames hoje não estariam na posição em que se encontram, com jogos cinematográficos e se tornando a forma de arte mais completa que existe.

Com a busca por lucro fácil, os jogos passaram a ser desenvolvidos em escala quase que industrial, e com isso muitos clones e jogos genéricos saturaram a indústria a ponto de muitos pensarem que os videogames eram só um passatempo temporário da civilização.

Caixa do NES, Nintendo, Nintendinho
Caixa do NES, Nintendo, Nintendinho

A Nintendo salvou o dia, a exigência de qualidade inibiu os lançamentos genéricos e oportunistas, e iniciou a busca constante pela originalidade e inovação.

1990s – Sai fora, quer um videogame, faça o seu!

No começo dos anos 1990, a Nintendo e a Sony já haviam trabalhado juntas, a Sony foi responsável pelo chip de som do Super Nintendo, o que se mostrou uma parceria de sucesso.

Placa mãe do Super Nintendo com o chip de áudio da Sony

As empresa então resolveram se junta novamente para criar um periférico que permitiria o Super Nintendo rodar jogos em CDs, o SNES-CD, e em paralelo a Sony construiria o Nintendo PlayStation, um console que iria aceitar cartuchos do Super Nintendo e rodaria jogos em CDs.

Protótipo do Nintendo Playstation
wikipedia – protótipo do Nintendo Playstation

Mas nesse acordo, a Sony ficaria com os direitos sobre as taxas de licenciamento do periférico e dos CDs, a Nintendo sabia o lucro que representava o licenciamento das mídias, com a Sony mantendo esse direito e com um console capaz de rodar jogos do Super Nintendo, a Nintendo se viu ameaçada.

Então sem nem avisar a Sony, a Nintendo desfez a parceria com a empresa e passou a negociar com a Philips, o que resultou na Philips acabando com os direitos para produzir jogos da Nintendo para o CD-i, a Philips saiu com os jogos Link: The Faces of Evil, Zelda: The Wand of Gamelon e Hotel Mario e a Nintendo sem o periférico de CD, o console da Sony, o Nintendo Playstation chegou a ser demonstrado na CES de 1991.

Como o projeto não foi pra frente, mas a Sony construiu um protótipo de console e agora mais estava mais experiente com videogames, a Sony acabou criando o próprio console, e assim nasceu o Playstation.

Playstation 1  - O começo de uma história
Playstation 1 – O começo de uma história

2000s – Tá de brincadeira? Nós não nos vendemos!

No começo dos anos 2000, aconteceu uma reunião entre a Nintendo e a Microsoft, onde a Microsoft ofereceu comprar a Nintendo e fechar um acordo onde, a dona do Xbox fabricaria os consoles e a Nintendo desenvolveria os jogos, o diretor de relações do projeto Xbox na época, Kevin Bachus, disse que literalmente os representantes da Nintendo riram da proposta e nem cogitaram fechar acordo.

Power-ON EP2 / Shigero Miyamoto com a cara que os representantes da Nintendo devem ter feito
Power-ON EP2 / Shigero Miyamoto com a cara que os representantes da Nintendo devem ter feito

Não conseguindo essa parceria que automaticamente traria um catálogo de sucesso para a então nova empreitada da empresa do Windows, a Microsoft teve que entrar e se desenvolver no mercado dos games por conta própria criando a sua própria identidade, nada de Xbox com cara de Nintendo.

A paisagem com o horizonte icônico do Halo
A paisagem com o horizonte icônico do Halo

2010s – Eu não errei, só estava testando vocês!

No começo dos anos 2010, a Nintendo deslumbrada com o sucesso de vendas do Wii, decidiu por produzir um sucessor direto para o console, coisa que de certa forma, não fazia desde o Super Nintendo que foi o sucessor direto do Nintendo. 

O Nintendo 64, além de muito poderoso tinha foco nos gráficos 3D, uma revolução comparado ao Super Nes, o Game Cube adotou mídia de disco, e com muito mais espaço que o Nintendo 64 foi uma grande mudança para a Nintendo, o Wii tinha o foco em controles de movimentos que eram bem intuitivos e arrastou multidões não gamers para o Wii, outra grande mudança.

Apesar dos consoles de mesa sempre virem com uma proposta nova, desde o Nintendo e o Super Nintendo que a Nintendo não se via brigando pela liderança no mercado de videogames.

Então, já que o Wii deu certo, uma continuação direta com poucos retoques fazia sentido, mas aí é que tá o problema, o Wii U era um tipo de Wii, mas com um controle com uma tela, ideia até que interessante, mas um pouco confusa, disputava atenção com a TV, não era prático como um Nintendo DS, e por isso, não era utilizada de forma ampla em jogos convencionais, e o console em si não era tão mais poderoso que o Wii, o Wii U era praticamente um Wii 1.5, acho que por isso o nome não era Wii 2.

Sai Nintendo Wii U - Entra Nintendo Switch
Sai Nintendo Wii U – Entra Nintendo Switch

Mas no fim das contas, o Wii U com ideias interessantes, mas combinadas de forma forçada, acabou servindo de base para o que está caminhando para ser um dos consoles de maior sucesso da Nintendo, o Nintendo Switch.

O Nintendo Switch já vendeu quase 115 milhões de unidades até a data desta publicação, e continua vendendo bem, mesmo com burburinhos sobre um possível sucessor, ou seja, na década que a Nintendo não impactou diretamente outras empresas (talvez a Valve com o Steam Deck que é claramente inspirado no Switch), ela aproveitou o melhor de um dos seus piores lançamentos que foi o Wii U e transformou em um sucesso absoluto.

E a cada década desde a popularização dos consoles de videogame, a Nintendo causou um grande impacto, e moldou o mercado de videogames como é hoje, Playstation vs Xbox, e a Nintendo rindo sozinha não sendo concorrente direto de ninguém com um console cheio de jogos originais que acaba sendo o console escolhido por muitos ou a segunda opção ou dos que podem ter um console 4K e um outro.

Video desta publicação

Obrigado Nintendo por fazer da indústria o que ela é hoje!

FONTES:

História da Nintendo
Crise de 1983
Nintendo Playstation
Relato da tentativa de compra da Nintendo (EN)
Nintendo Switch