The Last of Us Remake ainda em 2022?

Um rumor quase certo aponta o lançamento de The Last of Us Remake para o segundo semestre de 2022. O que começou como uma prova de competência, pode se tornar uma das surpresas da Sony para o fim do ano.

Em Abril de 2021, em uma matéria que falava sobre o foco da Sony em títulos exclusivos de grande orçamento (jogos AAA), a Bloomberg ouviu alguns desenvolvedores que por conta própria deram início ao desenvolvimento de um remake do clássico The Last of Us.

The Last of Us - Joel, Ellie e Riley atravessando um ponto alagado
Joel, Ellie e Riley atravessando um ponto alagado

Déjà vu?

O jogo lançado originalmente em 2013 para Playstation 3, até fez parte da line-up de lançamento do PS4 com uma versão remasterizada, nesta versão de Playstation 4 o jogo tem opções de 30 FPS e 60 FPS. Ambos os modos rodam em resolução 1080p, acima dos 720p da versão original, e a grande diferença além do FPS está nas sombras, na versão de 30 FPS o jogo fica com as sombras muito mais definidas e até com alguns efeitos de sombras adicionais.

Parece um Déjà vu, mas não é. Não existe um The Last of Us Remake, e sim um remaster. Mas de qualquer forma, não estamos falando de um jogo tão antigo para receber um remake, se é que existe alguma regra para isso! Então como chegamos ao ponto de ter um remake de um jogo que nem completou uma década ainda?

Só para pôr no currículo…

Na matéria Bloomberg sobre o foco da Sony nos exclusivos AAA (jogos de grande orçamento), foi dito que Michael Mumbauer, que em 2007 se tornou diretor do Visual Arts Service Group, uma espécie de “equipe de suporte da Sony” responsável por dar uma mão na finalização e polimento nos jogos feitos pelos estúdios responsáveis pelos jogos AAA do Playstation, decidiu que queria não só dar uma ajuda na conclusão da arte, animação e outros detalhes artísticos, Mumbauer queria também desenvolver games de grande orçamento e ter mais controle sobre a direção artística dos jogos.

Então Michael Mumbauer, reuniu uma equipe de mais ou menos 30 desenvolvedores que tinham o mesmo sonho, e decidiram por conta própria, iniciar o desenvolvimento de The Last of Us Remake para Playstation 5, isso a cerca de 4 anos atrás considerando a data atual.

Na época da matéria, em Abril de 2021, foi dito que a Sony não reconhecia essa equipe como um time responsável por desenvolver esse projeto, e nem deram o orçamento necessário para que o remake acontecesse, tudo era por conta própria.

Mas ao que tudo indica o trabalho estava bom, e estava adiantado, tanto que a Sony acabou passando a responsabilidade sobre The Last of Us Remake para a Naughty Dog, o estúdio criador da franquia.

E para a equipe que tapa buraco e ajuda na finalização de jogos de grande orçamento como Marvel’s Spider Man e Uncharted para chegarem às lojas no tempo previsto e com a qualidade que a Sony espera, ficou no currículo o trabalho inicial de desenvolvimento do The Last of Us Remake, e o agradecimento de nós gamers por um dos melhores jogos de todos os tempos, já estar sendo refeito. E ao que tudo indica, mais perto de ser lançado do que podemos imaginar.

Os detetives da internet estão atentos

Segundo a VGC e fontes deles, o The Last of Us Remake já está em fase final de desenvolvimento, e muito próximo de ser finalizado.

No Twitter, gamers e investigadores vem seguindo de perto um artista que trabalha para o PlayStation Studios Visual Arts, que vem dando uma dica ou outra no projeto que está ajudando a concluir.

O artista de animação Robert Morrison, vem dando dicas sobre um projeto da Sony que está em desenvolvimento a quase 5 anos, e que ele está ajudando a concluir. Robert Morrison, que trabalhou no God of War de 2018, diz que o lançamento desse novo jogo está previsto para 2022, e ele parece estar bem empolgado com esse projeto.

PS.: Em um dos tweets, ele disse que o seu jogo favorito é The Last of Us. E isso já é o suficiente para a internet!

Tweet de Robert Morrison, e ele mesmo responde o mesmo tweet com “Eu não estou trabalhando no Ragnarok. Mas algo tão legal quanto.”

@RobertAnim8er – tradução
Oi #PortfolioDay Eu sou o Robert e às vezes eu animei personagens ficando com dó. Tudo que eu faço é um trabalho de equipe. E em algum momento deste ano vou poder postar coisas novas. 🤓

Fora os vários tweets postados por Morrison, a própria Naughty Dog confirmou na CES 2022 que todos estão muito ansiosos para mostrar no que veem trabalhando, e eles mesmos já confirmaram que em 2020 tomaram para si a responsabilidade do The Last of Us Remake, o que confirma tanto as informações da Bloomberg, quanto o anúncio e iminente lançamento do jogo, já que o tempo de desenvolvimento juntando essas informações, acaba sendo mais ou menos o tempo do ciclo de desenvolvimento de um jogo AAA, mais ou menos 5 anos. E a Sony não tem nada grande previsto para o Playstation 5 nos próximos meses.

Não é cedo demais para um The Last of Us Remake?

Olhando somente para o jogo de 2013/2014 a resposta para essa pergunta seria um ressonante sim. The Last of Us ainda é um jogo muito bonito, principalmente na versão remasterizada no Playstation 4 Pro.

The Last of Us- Joel em uma das paisagens de natureza rica
Joel em uma das paisagens de natureza rica

Mas por outro lado, se compararmos o jogo original com Uncharted 4 ou The Last of Us Part 2, é visível que a Naughty Dog deu um salto imenso tanto em gráficos e efeitos, quanto em animação. O The Last of Us Part 2, é um dos jogos com as animações mais caprichadas já vistos.

As transições entre uma ação e outra no TLoU2 são tão naturais que quem não está com o controle nas mãos, jura que tudo que está passando na tela são cenas pré-programadas, de tão bem que tudo se encaixa!

The Last of Us Part 2 - Ellie colocando o cabelo atras da orelha durante o gameplay
Ellie colocando o cabelo atrás da orelha durante o gameplay

Então desde que, The Last of Us Remake seja feito com o mesmo capricho que o segundo jogo da franquia, não está cedo para um remake, está exatamente na hora certa para encher os olhos de todos os fãs da Sony e da Naughty Dog, e principalmente de todos os gamers que prezam por um jogo de qualidade.

Tirando que o jogo ainda vai servir para reacender a curiosidade para a franquia e chamar atenção para o seriado de The Last of Us da HBO, que deve ser parte do objetivo do remake!

Fontes: Bloomberg, VGC.