Grátis Total War Warhammer e City of Brass na Epic Games

Até o dia 07 de Abril de 2022, estão grátis na Epic Games Store os jogos City of Brass e Total War Warhammer.

Seguindo a tradição, às vezes semanal, às vezes quinzenal, às vezes 1 game, às vezes 2 e algumas vezes até 3 jogos. A Epic Games está disponibilizando até o dia 07 de Abril dois jogos gratuitos, os jogos podem ser associados a sua conta Epic e baixados quando quiser, através do site da Epic Games Store ou através do aplicativo Epic Games Launcher, aquele que você usa para jogar Fortnite no PC.

E vamos aos jogos

City of Brass

Desenvolvedora: Uppercut Games
Lançamento: Maio de 2018
Plataformas: PlayStation 4, Windows, Xbox One e Nintendo Switch
Gênero: Ação, roguelike, dungeon crawler em primeira pessoa

Usando o chicote para atordoar morto vivo em City of Brass
Usando o chicote para atordoar morto vivo em City of Brass

Desenvolvido pela Uppercut Games, por alguns dos desenvolvedores envolvidos no desenvolvimento de Bioshock 1 e 2, City of Brass é um jogo dungeon crawler de ação em primeira pessoa com elementos roguelike situado em um ambiente inspirado nas Noites da Arábia.

Imagina o jogo como uma mistura de Prince of Persia, Diablo e Spelunky. Do Prince of Persia o game herda um pouco do visual dos ambientes, inimigos e armadilhas; Do Diablo City of Brass trás o sistema de mapas de dungeons criados randomicamente; E do Spelunky temos a morte permanente, a cada vez que você morre deve iniciar a sua aventura novamente, não exatamente do zero, é claro, e mais importante com a experiência acumulada.

O jogo conta a história de uma cidade que já foi muito próspera e agora está enterrada na areia, amaldiçoada após alguns gênios serem aprisionados no centro da cidade para que esta fosse protegida e que seu povo tivesse vida longa, desejos atendidos, a cidade agora possui muitas armadilhas e labirintos para impedir que ladrões levem os seus tesouros e o povo que resta são seres amaldiçoados que perambulam pelos seus corredores.

Você, como não podia deixar de ser, encarna o papel de um ladrão que busca encontrar um valioso tesouro escondido nesta cidade, e para isso carrega consigo um chicote em uma mão e uma cimitarra (aquelas espadas árabes) na outra.

O jogo é relativamente simples, consiste em combates onde você usa o chicote para atordoar inimigos e a cimitarra para dar cabo deles, o chicote também pode ser usado em puzzles e atravessar a cidade.

Segundo o site HowLongToBeat, City of Brass tem aproximadamente 5 horas de gameplay para quem focar na aventura principal, e um pouco mais de 10 horas para quem quiser fazer as missões principais e extras.

Total War: Warhammer

Desenvolvedora: Creative Assembly
Lançamento: Maio de 2016
Plataformas: Microsoft Windows, Linux e macOS
Gênero: Estratégia em turno e estratégia em tempo real

Total War: Warhammer anões caçando goblins
Total War: Warhammer anões caçando goblins

Desenvolvido pela Creative Assembly e distribuído pela SEGA, Total War Warhammer, é o décimo título da franquia Total War e primeiro jogo da trilogia Total War: Warhammer. O Total War é uma franquia conhecida por misturar gameplay de estratégia em turno com gameplay em de estratégia tempo real, e tem como característica de destaque, simulações de guerras com centenas ou até milhares de personagens no campo de batalha se enfrentando com uma câmera livre que permite assistir e controlar os confrontos em ângulos cinematográficos.

Até 2016, a franquia Total War era conhecida por proporcionar cenários de guerras épicas e realistas, com base no lore real dos confrontos do nosso mundo, e com milhares de soldados se enfrentando em cenários realistas e baseados em fatos históricos.

Com o primeiro título lançado no ano 2000, Total War passou por vários cenários de guerra, do Japão Feudal, Era Medieval e Era dos Impérios às Grandes Conquistas e com foco em comandantes icônicos como o Napoleão.

O gameplay de Total War é mais ou menos uma mistura de Civilization com Age of Empires: Do Civilization o jogo traz fases em turnos onde os jogadores têm que montar suas estratégias, resolver questões geopolíticas, democráticas, e expandir cidades e territórios enquanto navega pelo mapa mundo dominando e conquistando no melhor estilo War (jogo de tabuleiro); E do Age of Empires Total War pega a estratégia em tempo real, mais precisamente a parte da ação, onde os jogadores devem controlar as suas tropas em campos de batalha contra tropas inimigas com diversos tipos unidades entre cavalaria, arqueiros, infantaria e etc.

Mas em 2016, aconteceu uma mistura que hoje parece óbvia e até demorou demais para existir. A franquia Total War substituiu os livros de história pelo universo de fantasia de Warhammer da Games Workshop, e agora além de cavalos, homens e armas primitivas, o simulador de guerras épicas passou a contar com magias e dragões.

O Império tentando sobreviver ao caos
O Império tentando sobreviver ao caos

Warhammer é um universo muito rico, e a primeira geração desta franquia, Warhammer Fantasy Battle, apesar de misturar magia e seres de fantasia como Orcs, Goblins, Mortos Vivos, Bestas e outros, com humanos e variações de seres humanos, têm conflitos muito semelhantes aos da era medieval, e por isso a franquia se encaixa perfeitamente no modelo de jogo da franquia Total War, Warhammer tem conflitos políticos, geopolíticos, econômicos e democráticos para as fases de turno, e têm confrontos entre tropas massivas e variadas para preencher e causar o caos em campos de batalhas no gameplay de estratégia em tempo real.

No Total War: Warhammer, você escolhe uma facção entre quatro disponíveis no jogo base, O Império, Anões, Peles-verdes e Conde Vampiros e dentro dessas facções você escolhe um general, o general oferece bônus específicos para o seu exército, como buffs/auras, vantagens e tropas únicas. O jogo mistura dois estilos de jogos diferentes, estratégia em turnos e estratégia em tempo real, e ambos os modos são usados para contar histórias épicas e justificar as batalhas massivas que acontecem no jogo.

O jogo é rico em lore (história) e mecânicas, e apesar de ter uma curva de aprendizagem íngreme, se torna muito satisfatório e com um alto nível de replay, já que pode ser jogado também em multiplayer.
Segundo o site HowLongToBeat, o modo campanha dura em média 50 horas para quem jogar a história principal aproveitando parte dos extras, e pode passar das 140 horas para quem se dedicar a fazer tudo que o jogo oferece.

Uma semana boa!

City of Brass é um ótimo jogo para quem gosta de ação e desafio, e Total War: Warhammer um lindo presente para quem gosta de estratégia e histórias épicas.