Emulador de PS3 para Playstation 5?

De acordo com o jornalista Jeff Grubb da Venturebeat, a Sony pode estar desenvolvendo um emulador de PS3 para Playstation 5.

Após o anúncio da nova Playstation Plus, duas ausências deixaram alguns gamers desapontados, a primeira é que diferente do Xbox Gamepass da Microsoft, o serviço de assinatura da Sony para o Playstation 4 e PS5, não vai contar com os jogos exclusivos first party no dia 1 nem mesmo no plano de assinatura mais caro.

A segunda ausência, é que a principal característica do plano mais caro nova PS Plus, o PS Plus Premium, que é contar com títulos clássicos de Playstation, PS2, PSP e Playstation 3, não roda os jogos do Playstation 3 localmente, os jogos do PS3 só podem ser jogados via streaming, o que fez o serviço mudar de nome e de preço para os mercados que ainda não contam com o streaming da Sony, por aqui por exemplo, vai ficar como PS Plus Deluxe, e sem jogos da terceira geração de Playstation.

Cole MacGrath exibindo o seu poder no Infamous do Playstation 3
Cole MacGrath exibindo o seu poder no Infamous do Playstation 3

Mas mesmo lá fora, nos países onde a PS Now já presta o serviço de Streaming, os assinantes preferem que assim como os jogos das gerações anteriores, exista a possibilidade fazer o download e jogar os jogos de PS3 localmente. E para isso, o PS5 tem que ser capaz de emular o hardware do PS3 assim como fará com os consoles mais antigos.

As vantagens de jogar localmente mesmo que via emulação são basicamente 3: Não depender da internet para jogar; Não ter artefatos na imagem por conta da oscilação na conexão; E por último e mais importante, com o menor input-lag possível, ou seja, não ter atraso entre apertar o botão e ver a ação na tela muito alto.

A grande complicação para que isso funcione desta forma hoje, é que o Playstation 3 é um console de arquitetura muito diferente dos consoles atuais e até mesmo do seu concorrente Xbox 360, a caixa da Microsoft desde a primeira versão e os consoles atuais, mesmo os da Sony como PS4 e PS5, são muito mais parecidos com um PC, o que faz a conversão dos jogos serem muito mais simples.

Emular o PS3 é difícil, mas não é impossível, e pode ser que esse sonho se torne uma realidade.

O jornalista da Venturebeat, Jeff Grubb, tem bastante contatos na indústria, e normalmente costuma ser bem certeiro nas informações vazadas, inclusive quando antecipou sobre a nova PS Plus. E recentemente ele disse em seu podcast, que nos últimos dias observando e conversando com pessoas envolvidas nessas questões mais internas, tudo indica que a Sony está atualmente trabalhando para tornar o emulador de PS3 para Playstation 5 uma realidade.

E por que isso importa?

Vamos torcer para que isso seja verdade, pois existem muitos jogos incríveis que só podem ser jogados na terceira geração de consoles da Sony, como Metal Gear Solid 4, os primeiros InFamous, a trilogia Resistance da Insomniac, os Ratchet & Clank com textos mais maduros e os incríveis Killzone 2 e 3.

Fora que, se o boato se confirmar, mesmo sem streaming, nós brasileiros que assinarmos a PS Plus Deluxe, também poderemos jogar os clássicos do PS3 no PS5.