Fortnite, o fim da construção e um novo recomeço para o Battle Royale da Epic Games!

Garimpeiros de informações do Fortnite, acham indícios de que o modo sem construção no Battle Royale da Epic Games, até então temporário, vai fazer parte do jogo de forma permanente.

O modo sem construção na 2ª Temporada do Capítulo 3 do Fortnite, até então era temporário, porém o modo agradou muitos jogadores e até atraiu novos soldados para o Battle Royale da Epic Games. E antes que o “no-building mode” seja retirado do jogo, previsto para 29 de Março de 2022, os mineradores de informações escondidas do Fortnite,  @HYPEX e @TweaBR, postaram no Twitter indícios de que o modo veio para ficar.

Uma história curta

Em princípio a remoção do modo sem construir no Fortnite, parecia algo que iria descaracterizar o jogo, que aliás, nasceu como um jogo onde a principal mecânica era construir fortes para se defender de inimigos.

Anunciado em 2011, o Fortnite levou anos para ver a luz do dia, e quando estava quase chegando nas mãos dos jogadores, o hype não era tão grande. Originalmente, o Fortnite era um jogo pago (pay-to-play) de sobrevivência, tower defence cooperativo, e apesar de conter elementos interessantes e parecer bem divertido, não aparentava que o Fortnite seria um hit.

Um novo modo para o Fortnite

Antes da certeza se o Fortnite seria um sucesso ou um flope, e influenciado e inspirado pelo sucesso colossal do early access do PlayerUnknown’s Battlegrounds, conhecido carinhosamente como PUBG, o Fortnite em 2017 ganhou um modo Battle Royale Free to Play, e com isso ganhou o mundo.

Em 2017, mesmo antes do seu lançamento oficial, o PUBG vinha fazendo um sucesso imenso com o inovador modo Battle Royale, com um mapa que ia se fechando e confinando até os últimos jogadores vivos ao inevitável confronto.

Mas por ser desenvolvido quase de forma independente, o PUBG tinha bastante bugs e problemas sérios de performance, reduzindo a base de jogadores a aqueles apaixonados pelo jogo, e que tinham as máquinas necessárias para rodar o PlayerUnknown’s Battlegrounds de forma satisfatória.

Capa PlayerUnknown's Battlegrounds, PUBG
Capa PlayerUnknown’s Battlegrounds, PUBG

A Epic Games então vendo o sucesso do PUBG, e com um jogo muito interessante nas mãos, mas que provavelmente não iria alcançar o sucesso que eles esperavam, entretanto, desenvolvido na Unreal Engine 4, uma engine robusta e bastante flexível, decidiu por criar um modo Battle Royale Free to Play para chamar atenção dos jogadores que estavam na onda desse tipo de multiplayer para o seu novo jogo, um jogo de ação e sobrevivência tower defence cooperativo, Fortnite: Save the World, como é conhecido o modo original do Fortnite.

O modo Battle Royale do jogo da Epic copiou muitas ideias do PUBG, um grande mapa onde dezenas de jogadores procuram pelos melhores equipamentos para sobreviverem, e o mapa através de uma transformação dinâmica vai diminuindo a área de gameplay obrigando os jogadores a se juntarem e se enfrentarem até que reste apenas um jogador ou uma equipe campeã. Mas o Fortnite trazia um visual mais leve e cartunesco e a jogabilidade arcade e mais acessível, e para se diferenciar mais ainda do PUBG, o Fortnite trouxe para o modo Battle Royale a sua característica exclusiva de construir e destruir estruturas livremente.

O Fortnite Battle Royale foi muito bem aceito pelos gamers, e em pouco tempo ganhou notoriedade se tornando um dos jogos mais populares do mundo, então o que era praticamente um modo de jogo para fazer propaganda de um tower defence cooperativo de sobrevivência, virou um dos produtos de maior destaque da Epic Games.

Evolua e explore possibilidades, não fique preso em um forte

Fortnite, um mundo de possibilidades
Fortnite, um mundo de possibilidades!

Em 2018 o Fortnite foi um dos jogos mais comentados e com mais visibilidade no mundo todo, e você continua ouvindo falar do Battle Royale da dona da Unreal Engine anos depois, porque a Epic Games não ficou parada só desfrutando do sucesso do jogo, com muita dedicação, eles continuam frequentemente atualizando o jogo desde então, tanto em mecânicas quanto em narrativa, fazendo do Fortnite um universo em constante desenvolvimento e evolução.

O Fortnite além de um jogo, virou uma plataforma para divulgação, eventos e com um modo criativo que é um verdadeiro sandbox para os jogadores mais imaginativos.

Ariana Grande no Fortnite
Ariana Grande no Fortnite

O jogo já teve participação de diversos personagens dos quadrinhos, cinema, TV, personalidades em geral e até de outros games, personagens dos Vingadores, John Wiki, The Walking Dead, Lebron James e até o Kratos do God of War. O Fortnite já foi palco de shows do DJ Marshmello, Ariana Grande, Travis Scott e muitos outros. E o modo criativo tem de tudo, de jogos de corrida a reproduções de minigames como os vistos na série Round 6 da Netflix.

Batatinha frita 1, 2, 3...
Mapa do Fortnite inspirado em Round 6. Batatinha frita 1, 2, 3…

Ainda é sobre construir e principalmente sobre reconstruir

Relembrando brevemente a história do Fortnite, fica claro que a remoção do construir do Battle Royale não descaracteriza o jogo, e nem faz o Fortnite deixar de ser Fortnite, construir ainda será possível em outros modos, principalmente no modo criativo e no tower defence Save The World.

Mas ter a opção de modo battle royale sem construir, dá a oportunidade para um modo de jogo mais objetivo, e com possibilidades maiores para destacar mecânicas e narrativas que não serão ignoradas ou quebradas por você ter a habilidade de cortar caminho construindo plataformas mirabolantes, sem contar que os confrontos, principalmente os finais, se tornam muito mais dinâmicos e diferentes a cada partida dependendo de onde o mapa vai confinar os últimos sobreviventes.

E no fim das contas, a evolução e mudança constante no Fortnite, é a construção e reconstrução que faz este forte continuar em pé.