Sony compra a Bungie e traz a criadora de Halo para o time Playstation

A Sony não está parada assistindo a Microsoft comprar bacias de estúdios desenvolvimento de games e aumentar os títulos do Xbox Game Studios.

Em um movimento no mínimo irônico, a Sony anunciou a compra da Bungie, criadora de franquias como Destiny, Marathon, Oni e Halo, um dos principais exclusivos do Xbox.

Por $3.6 bilhões de dólares, a Sony agora é dona de uma das mais competentes desenvolvedoras de FPS, a Bungie com a sua excelente execução no desenvolvimento da jogabilidade de jogos de tiro em primeira pessoa só tem a agregar ao portfólio do Playstation Studios.

A Bungie transformou em realidade o sonho de jogar FPS em consoles com um controle preciso e intuitivo

E empresa criadora de Halo, fez escola de como um FPS deveria ser criado em um console de videogame para ser jogando no controle, e impactou toda a evolução dos jogos de tiro em primeira pessoa para os consoles, e como se não bastasse essa contribuição, com o Destiny e Destiny 2, além de uma jogabilidade refinada, a Bungie provou que é capaz de criar incríveis universos de sucesso de ficção cientifica além de Halo.

Destiny - The Traveler
The Traveler, a icônica e misteriosa entidade em forma de globo em uma paisagem do Destiny.

Destiny, a franquia que nasceu com a oitava geração de videogames, já se consolidou como uma grande franquia e com relativo sucesso.

Destiny tem um universo incrivelmente rico, com espaço para contar histórias incríveis, e essa com certeza é uma das motivações para aquisição. Agora que a Sony está investindo pesado para levar as franquias de videogame para o cinema e a TV, ter uma propriedade intelectual com o universo tão rico quando o de Destiny, é ótimo para essa expansão.

Foram isso, como explicado pela própria Sony no blog do Playstation, a aquisição trás para o Playstation possibilidades ainda não exploradas completamente pelos estúdios first-party da empresa, como o modelo de negócio do Destiny por exemplo, que é um jogo de grande orçamento live-service, ou seja, tem a qualidade de um FPS AAA, mas é um jogo de vida longa que está em constante evolução e gerando receita constante.

O futuro da Bungie sob a marca Playstation

E para tranquilizar os jogadores de Destiny, o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan junto com Pete Parsons, CEO da Bungie, deixaram claro que essa aquisição não significa exclusividade do Destiny ou conteúdos futuros do jogo para o Playstation, e que a Bungie continua operando independentemente e multi-plataforma.

No mais, aquisições desse nível demoram algum tempo de negociação para acontecer, então por mais que tenha coincidido com a mesma janela de compra da Activision Blizzard pela Microsoft, isso está longe de ser uma resposta direta as recentes manobras da caixa verde.