Microsoft investe pesado e o Xbox Game Studios fica cada vez maior

Talvez, neste exato momento a Microsoft esteja fechando algum negócio na indústria dos videogames que ninguém está esperando, e expandindo ainda mais o seu catálogo de games.

Que a Microsoft tem muito dinheiro, isso todo mundo já sabe!

Mas se alguém acreditava que eles nunca investiriam pesado em videogames. Acho que agora não existem mais dúvidas…

Microsoft Xbox Activision Blizzard
Microsoft entra em processo de compra da Activision Blizzard a fim de trazer estúdios e franquias renomadas para o Xbox

Investindo e reafirmando que é uma empresa de videogames

Na época das 3 luzes da morte do Xbox 360, a Microsoft gastou mais de 1 bilhão de dólares em reparos e trocas de consoles para continuar a sua jornada em se consolidar como uma empresa de videogames.

Com a marca Xbox estabelecida, e com um tropeço que custou caro, a Microsoft conseguiu dar a volta por cima mesmo após o desastroso anúncio do Xbox One focado em TV!

E essa jornada até recuperar parte da sua base de fãs deve ter custado muito dinheiro, mas não o suficiente para esvaziar os cofrinhos da dona da caixa toda.

E com tanto dinheiro disponível eles decidiram “talvez seja a hora de termos mais franquias, além de Halo, Gears, Forza, Fable, Age of Empires etc”, ahhh mas para criar novas franquias leva muito tempo, “então vamos comprar estúdios de desenvolvimento que já possuem grandes franquias estabelecidas”, e após algumas aventuras vem a primeira grande compra que tem a ver tudo com a Caixa X, e no final de 2014, a Microsoft compra a maior fabricante de cubos da história.

Pela humilde quantia de 2.5 bilhões de dólares a MS comprou a Mojang, a criadora do Minecraft, um negócio que impressionou bastante na época.

Minecraft, mundo e alguns personagens
Minecraft, um vasto universo que dá vida a imaginação do jogador

O Xbox Game Studios está crescendo

Quatro anos se passaram, os cofrinhos se encheram, e em 2018, a MS anunciou na E3 a aquisição de uma bacia de estúdios, entre eles estavam Ninja Theory, Playground Games, Undead Labs e o Compulsion Games. Mais tarde no mesmo ano, eles anunciaram que antes de saírem da feira que foi 2018, adquiriram também a Obsidian Entertainment e o inXile Entertainment. Os valores dessas aquisições não foram informados oficialmente, mas devem ter custado mais que um balde de pipoca no cinema.

Em 2019, ainda na vibe eu posso, eu pago. A Microsoft anunciou a aquisição da Double Fine, reestruturou os estúdios internos e informou que naquele momento contava com um total de 15 estúdios em casa.

Próximo ao final de 2019, Matt Booty, o chefe do Xbox Game Studios, disse que agora com 15 desenvolvedoras first party, provavelmente não iriam comprar novos estúdios, mas a carteira estava cheia demais, e as notas não paravam de cair!

Então, em 2021 a MS compra a ZeniMax Media por 7.5 bilhões de dólares, e passam a fazer parte do Xbox Game Studios, a Bethesda, id Software, Arkane Studios, Machine Media, Tango Gameworks e o ZeniMax Online Studios.

The Elder Scrolls
Ilustração comemorativa do aniversário de 25 anos da franquia The Elder Scrolls, uma das que agora fazem parte do Xbox Game Studios.

Expandindo a casa e os horizontes

Mas se segurem emocionados, essa foi só uma comprinha! Como o dinheiro dá em árvores, no início de Janeiro de 2022, a fábrica de dinheiro Microsoft anunciou que está comprando a Activision Blizzard em promoção, pela pequena quantia de 68.7 bilhões de dólares!

Para vocês terem ideia do que representa isso, em 2021 entre as 100 marcas mais valiosas do mundo, estava a Disney valendo na época $55.2 bilhões de dólares, o Netflix valendo $71.1 bilhões, para tudo, o Xbox em 2021 estava valendo $30.4 bi, exatamente isso, o Xbox em 2021 tinha o valor abaixo da metade dessa negociação com a Activision Blizzard.

Tá, Isso é um montão de dinheiro, mas o que significa na prática? Isso significa que com todos esses estúdios fazendo parte da divisão de games da Microsoft, a MS hoje é dona de franquias como:

  • The Evil Within;
  • Wolfenstein;
  • Doom;
  • Quake;
  • Rage;
  • The Elder Scrolls;
  • Fallout;
  • Dishonored;
  • Prey;
  • Call of Duty;
  • Tony Hawk’s;
  • Guitar Hero;
  • Warcraft;
  • Starcraft;
  • Diablo;
  • Overwatch;
  • Spyro The Dragon;
  • Crash Bandicoot;
  • The Outer Worlds;

E essas nem são todas as franquias que pertencem a MS hoje.

São muitos jogos e muitas possibilidades! Quem sabe um dia, por exemplo, veremos um AAA de ação e aventura no universo do Warcraft exclusivo para Xbox e PC?

Ou as empresas que ficam alternando para entregar um Call of Duty novo por ano, tendo espaço para criar uma franquia nova com a mesma qualidade dos melhores CoDs!

Podemos esperar tanto crossover antes inimagináveis como Gears of War no universo de Starcraft e vice-versa, até franquias completamente novas para aumentar o catálogo de exclusivos Xbox.

E muito provavelmente a Microsoft com o tratamento que está dando atualmente para a marca Xbox, seja de fato a melhor empresa para arrumar a Activision Blizzard!