Playstation 5 rodando jogo do PS1
A VGC publicou um vídeo do Playstation 5 rodando jogo do PS1, o jogo no vídeo é Oddworld: Abe’s Oddysee, a emulação parece estar satisfatória e com algumas opções interessantes.
Com a nova PS Plus, um dos planos do serviço, o PlayStation Plus Deluxe para nós brasileiros, que substitui o plano Premium em outros países, vai contar com jogos de Playstation One, PS2 e PSP, para baixar e jogar localmente através de emulação, já que o serviço de nuvem da Sony ainda não está disponível por aqui.
Aparentemente a emulação de Playstation 1 no PS5 está bem sólida, o jogo roda quase sem nenhum problema, quase, porque no vídeo ao trocar algumas vezes o modo gráfico, o jogo para de funcionar e vai para tela de erros do PS5.
Como o lançamento da nova PS Plus por aqui está previsto para o final de Junho, esperamos que esse pequeno bug seja arrumado até lá.
No mais, a emulação está muito boa, é possível escolher entre diversos modos gráficos. Tem 3 opções de filtros, o modo“padrão (o jogo exibe a imagem sem nenhuma alteração), o modo clássico retrô (adiciona linhas horizontais para simular TVs de tubo), e modo moderno (pelo menos nesse vídeo não ficou muito claro o que muda).
Fora os filtros, o emulador de PSOne dentro do Playstation 5, conta com seis opções de resolução e formatos de tela:
- Resolução Nativa (o jogo roda na sua resolução original ficando menor e centralizado na tela de renderização do emulador que aparentemente é 1080p);
- 1:1 (a tela do jogo fica quadrada independente da resolução do jogo);
- 4:3 para 16:10 (deixa uma tela levemente retangular centralizado em uma tela widescreen 16:10 como alguns monitores que são um pouco menos compridos que os widescreens mais comuns);
- 4:3 para 16:9 (deixa uma tela levemente retangular centralizado em uma tela widescreen 16:9 como a maioria das TVs e monitores atuais);
- Square Pixels (cada pixel é representado como um quadrado e o formato da tela do jogo vai variar conforme a resolução do jogo);
- Wide Zoom Stretched (deixa o jogo em tela inteira esticando a imagem do jogo para ocupar toda a tela).
As opções de filtros, resolução e formatos de tela podem ser combinadas.
Fora as opções de imagens, o emulador conta com uma opção de Rewind (rebobinar) que vai gravando vários pontos de salvamento durante o jogo automaticamente que podem ser acessados a qualquer momento, e também tem a opção de criar pontos de save manualmente.
Parece que a Sony está dando bastante atenção para entregar o concorrente do Gamepass na melhor forma possível, vamos ver como fica a emulação do Playstation 2 e torcer para que um dia eles consigam emular o PS3 no Playstation 5.