Grátis na Epic Games Just Die Already e Paradigm

Até o dia 05 de Maio de 2022, estão grátis na Epic Games Just Die Already e Paradigm.

E essa semana a Epic optou pela excentricidade, ambos os jogos são bem peculiares. Just Die Already é basicamente um simulador de caos geriátrico, e Paradigm é um jogo de aventura de ficção científica bem peculiar e que lembra bastante a era de ouro dos jogos de aventura point and click dos anos 90.

Os jogos podem ser associados a sua conta Epic e baixados quando quiser, através do site da Epic Games Store ou através do aplicativo Epic Games Launcher, aquele que você usa para jogar Fortnite no PC.

Vamos às loucuras!

Just Die Already

Desenvolvedora: DoubleMoose Games
Lançamento: Maio de 2021
Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One e PC Windows
Gênero: Ação e aventura em mundo aberto com multiplayer competitivo ou cooperativo

Velhinhos em frente ao asilo se preparando para o caos
Velhinhos em frente ao asilo se preparando para o caos

Desenvolvido pela DoubleMoose Games e distribuído pela Curve Digital, Just Die Already é um jogo que mistura a física exagerada de Goat Simulator com velhinhos malucos e ranzinzas em um jogo de mundo aberto que pode ser jogado solo, cooperativo ou competitivo.

Just Die Already foi desenvolvido por gamers designers responsáveis pelo Goat Simulator, mas no lugar de uma Cabra maluca e invencível, temos velhinhos ranzinzas e vulneráveis.

O contexto desse simulador de caos geriátrico, como a própria página do jogo descreve, é muito simples, você foi expulso do asilo onde morava e agora deve sobreviver sem uma aposentadoria digna, já que você vive em um futuro onde quase ninguém tem filhos, e portanto, não há quem sustente a previdência, e graças aos ingratos millennials que preferem jogar videogame ao trabalhar de verdade, você terá que correr atrás de bilhetes de aposentadoria para sobreviver.

Você escolhe o seu personagem entre um dos quatro velhinhos, faz um tutorial que vai acabar com a sua expulsão do asilo e a partir daí está em um sandbox de mundo aberto onde é possível interagir com vários objetos e fazer muita bagunça.

O jogo tem um controle propositalmente impreciso, você é capaz de pular, pilotar veículos e usar objetos com qualquer uma das mãos, aliás usar ambas as mãos é parte essencial do gameplay de Just Die Already, você pode segurar, usar e arremessar diversos objetos com cada uma delas, e pode fazer combinações malucas como, se pendurar com uma das mãos em um ventilador de teto, e arremessar algum objeto que estava na outra.

O incentivo que Just Die Already dá para você explorar e criar situações extremas nesse mundo de velhinhos insanos é a sua lista de botas (aquela lista de coisas que você deveria fazer antes de morrer), e ao cumprir os itens da lista, você vai liberando itens cosméticos e equipamentos para sobreviver e causar caos com estilo.

Como já dito, uma das diferenças do Goat Simulator é que os velhinhos são vulneráveis, eles tomam danos e sofrem acidentes dignos de um Fatality do Mortal Kombat.

O jogo tem uma média de duração de 5 horas se considerar a lista de botas como uma lista do que fazer no jogo, mas se você jogar com amigos, o jogo pode durar até enjoar por ser guiado por sistemas de física e ser meio imprevisível.

Paradigm

Desenvolvedor: Jacob Janerka
Lançamento: Abril de 2017
Plataformas: PC Windows, Linux e macOS
Gênero: Aventura point-and-click

Paradigm em um culto metaleiro
Paradigm em um culto metaleiro

Desenvolvido por Jacob Janerka através de uma campanha crowd-fund que tinha o objetivo de arrecadar $14 mil dólares e acabou arrecadando pouco mais de 36 mil, Paradigm é um jogo de baixo orçamento, mas não se deixe enganar.

Paradigm é um tradicional jogo de aventura nos moldes dos antigos jogos da Lucas Arts, como Sam and Max ou Monkey Island. O jogo é ambientado em um mundo de ficção científica onde a alta classe gera seus filhos com modificações genéticas, com o objetivo de criar crianças prodígios.

No jogo você assume o papel de Paradigm, o resultado mal sucedido de uma tentativa de criação de um prodígio pela DUPA Genetics, uma empresa que “fabrica” prodígios por encomenda. Paradigm é um artista de música eletrônica que sonha em ficar famoso, e sua história começa com ele tentando resolver os problemas que o impedem de terminar o seu EP “um mini álbum de música”.

O que mais chama atenção no Paradigm é a atmosfera que mistura um ambiente de ficção científica dos anos 70 do leste europeu, com o resultado de um mundo livre para modificar geneticamente seus descendentes gerando um monte de espécies diferentes, com um humor que junta e faz essa bagunça toda fazer sentido, e ser algo onde é possível se identificar e identificar da forma mais satírica possível a sociedade atual.

Por exemplo, em sua primeira quest para conseguir trabalhar no seu EP e quem sabe alcançar a fama, Paradigm tenta arrumar o seu computador antes que passe procrastinar, mas até chegar a solução desse primeiro empecilho, o que ele mais faz é procrastinar, desde filosofar sobre os objetos disponíveis para interagir, até entrar em uma discussão sem pé em nem cabeça com um outro computador que pode lhe ajudar a resolver o problema do computador que ele usa para trabalhar.

Sim, tá confuso e parece maluco, porque realmente é!

Genilson Silva

O ponto é, no que diz respeito a gameplay, Paradigm é um jogo de aventura bem padrão, mas ele vale muito a pena pela história e pelos momentos que a história proporciona, como quando você tem que conseguir uma boa pontuação em um game de briga de rua que lembra visualmente Final Fight e outros dos anos 90, só que no lugar de dar socos e chutes, você deve fazer discursos motivacionais.

O jogo tem mais ou menos oito horas de duração, e consegue manter o humor e curiosidade do começo até o fim, com seus diálogos, quebra-cabeças e história cheia de personagens marcantes e reviravoltas.