Nintendo anuncia o Switch Lite, uma versão com foco portátil

A Nintendo finalmente revelou a versão lite do Nintendo Switch, algumas informações sobre a existência do console foram vazadas recentemente, mas agora temos a confirmação oficial e informações sobre o Nintendo Switch Lite.

O novo Nintendo Switch é focado exclusivamente no modo portátil, e a Nintendo fez questão de deixar isso bem claro, o novo console não é um substituto do Nintendo Switch e não é possível conectar o Switch Lite a TV.

Nintendo Switch Lite comparação Joy-Con
Nintendo Switch Lite comparação Joy-Con

O foco portátil do console trouxe algumas mudanças, o Lite é um pouco menor e mais leve, e por isso a tela é ligeiramente menor apesar da resolução permanecer a mesma (720p), o Lite tem uma tela de 5.5 polegadas contra 6.2 polegadas do irmão maior, e a Nintendo através do The Verge promete uma bateria de duração maior, mas não especificou o quanto vai durar.

Como o controle é fixo no console, os botões do lado esquerdo foram substituídos por um direcional digital padrão já que os controles serão usados somente nessa posição e não precisam mais serem espelhados, mas isso não impede conectar os tradicionais Joy-Cons através de conexão sem fio. Infelizmente essa mudança tira a facilidade de multiplayer que existe no Nintendo Switch.

Outra mudança, foi remoção da câmera infravermelho do Joy-Con que perdeu a sua utilidade no Lite já que o controle é fixo no console, e também foi removido o HD Rumble (o sistema de vibração “em alta definição”) que permitia o controle vibrar de forma mais fiel.

Nintendo Switch Lite cores

O console que será lançado no mercado internacional em 20/09/2019 virá em três cores, amarelo, cinza e turquesa e com alguns recursos removidos o Nintendo Switch Lite vai custar U$199, cem dólares a menos que o Switch.

Todos os jogos que funcionam em modo portátil, a grande maioria, serão compatíveis com o novo Switch.

A Nintendo disse que acredita que existe bastante mercado para a versão Lite, pois através de dados analisados sobre o uso do Switch observaram que muitos usuários usam o console somente no modo portátil.

Vamos esperar que os boatos sobre uma versão mais poderosa do Switch tradicional também se confirmem e que em breve tenhamos também a opção de um Nintendo Switch mais poderoso para as TVs.