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Dan Houser percebe o que muitos ainda ignoram sobre a inteligência artificial

O ex-roteirista da Rockstar, Dan Houser — um dos nomes por trás de GTA e Red Dead Redemption — finalmente verbalizou o que todo mundo que já trabalha com tecnologia sabe: a IA é uma ferramenta, não um milagre que vai resolver tudo sozinha.

Em entrevista ao programa Sunday Brunch, Houser contou que está “brincando” com IA enquanto desenvolve seu novo jogo na Absurd Ventures, mas fez questão de deixar claro que a tecnologia ainda está longe de ser a revolução prometida por algumas empresas.

IA no desenvolvimento do novo game

Segundo Houser, o projeto começou há cerca de 18 meses e ainda vai levar “alguns anos” para ficar pronto. A história contará com personagens de IA, mas o criador explicou que usar inteligência artificial no processo criativo é algo que exige cuidado e, principalmente, domínio humano.

“Estamos experimentando o uso de IA, mas a verdade é que ela ainda não é tão útil quanto as empresas fazem parecer. Não vai resolver todos os problemas”, disse Houser.

Entre hype e realidade

O roteirista reconhece avanços impressionantes na tecnologia, mas destaca que boa parte do que se chama de “revolução da IA” é apenas marketing e especulação. Para ele, a indústria ainda precisa entender que a IA complementa o trabalho humano — não o substitui.

Ele resume bem a situação: “Os primeiros 80% são fáceis. Os últimos 20%, os que fazem a IA realmente simular o real, são muito difíceis”.

O ponto óbvio (mas necessário) dessa história

Ou seja, Houser está descobrindo na prática aquilo que muita gente com experiência em criação digital já percebeu: a IA funciona melhor quando quem a usa domina o assunto. Ela é poderosa, sim — mas sozinha, é só uma engrenagem sem direção.

E você, leitor gamer: a IA já faz parte do seu dia a dia ou ainda está observando de fora?

Fonte: Video Games Chronicle