Clair Obscur surpreende até seus criadores — e vira fenômeno improvável
Um RPG que “não era pra ser grande”
Clair Obscur: Expedition 33 se tornou um dos maiores sucessos do ano — e o mais curioso é: nem o próprio estúdio esperava isso.

Em entrevista ao Radio Times Gaming, logo após o Golden Joysticks Awards, o diretor criativo Guillaume Broche revelou que o time sempre acreditou que o jogo seria “legal”, mas nunca imaginou que ele se tornaria grande.
“Antes do lançamento, não era pra ser grande. Seria só legal. O que está acontecendo hoje… ninguém realmente entende.”
Segundo Broche, ver o público acolher o jogo com tanto carinho tem sido uma experiência quase surreal.
Minha opinião
Eu acho que é sobre isso. Clair Obscur é um jogo honesto, direto, quase como um JRPG de antigamente com uma roupa moderna.
Muita gente diz que é o tipo de experiência que gostaria de ver nos novos Final Fantasy. Eu discordo totalmente — gosto da evolução dos FF e acho que esse estilo mais clássico por turnos funciona melhor em estúdios menores, que podem colocar o coração no projeto sem tentar competir com produções AAA.
“Virou um fenômeno cultural”

Ben Starr, voz do personagem Verso, reforçou a surpresa geral:
“Ninguém esperava isso. Era um jogo pequeno. De repente virou um fenômeno cultural. A gente até brinca que é uma piada que ficou séria.”
5 milhões de cópias e recorde no TGA
Lançado em 24 de abril para PC e consoles — e também no Game Pass —, Clair Obscur alcançou a marca impressionante de 5 milhões de unidades vendidas em cinco meses.
Além disso, conquistou 12 indicações no The Game Awards, incluindo:
- Best Direction
- Best Narrative
- Best Art Direction
- Best Score and Music
- Best Audio
- Best RPG
- Best Independent Game
- Best Debut Indie
- Game of the Year
Três atores do elenco também concorrem ao prêmio de Best Performance.
Um clássico moderno
A IGN deu nota 9/10, chamando o jogo de “um clássico moderno”, destacando a forma como mistura referências de RPGs antigos e novos — mas sempre com identidade própria.
Atualizações e futuro
O estúdio lançou recentemente o patch 1.4.0, trazendo melhorias visuais, correções e recursos muito pedidos, como a opção de Battle Retry.
E você?
Você gosta de RPGs por turno ou é mais da ação?
Fonte: IGN
