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Clair Obscur surpreende até seus criadores — e vira fenômeno improvável

Um RPG que “não era pra ser grande”

Clair Obscur: Expedition 33 se tornou um dos maiores sucessos do ano — e o mais curioso é: nem o próprio estúdio esperava isso.

Em entrevista ao Radio Times Gaming, logo após o Golden Joysticks Awards, o diretor criativo Guillaume Broche revelou que o time sempre acreditou que o jogo seria “legal”, mas nunca imaginou que ele se tornaria grande.

“Antes do lançamento, não era pra ser grande. Seria só legal. O que está acontecendo hoje… ninguém realmente entende.”

Segundo Broche, ver o público acolher o jogo com tanto carinho tem sido uma experiência quase surreal.

Minha opinião

Eu acho que é sobre isso. Clair Obscur é um jogo honesto, direto, quase como um JRPG de antigamente com uma roupa moderna.

Muita gente diz que é o tipo de experiência que gostaria de ver nos novos Final Fantasy. Eu discordo totalmente — gosto da evolução dos FF e acho que esse estilo mais clássico por turnos funciona melhor em estúdios menores, que podem colocar o coração no projeto sem tentar competir com produções AAA.

“Virou um fenômeno cultural”

Ben Starr, voz do personagem Verso, reforçou a surpresa geral:

“Ninguém esperava isso. Era um jogo pequeno. De repente virou um fenômeno cultural. A gente até brinca que é uma piada que ficou séria.”

5 milhões de cópias e recorde no TGA

Lançado em 24 de abril para PC e consoles — e também no Game Pass —, Clair Obscur alcançou a marca impressionante de 5 milhões de unidades vendidas em cinco meses.

Além disso, conquistou 12 indicações no The Game Awards, incluindo:

  • Best Direction
  • Best Narrative
  • Best Art Direction
  • Best Score and Music
  • Best Audio
  • Best RPG
  • Best Independent Game
  • Best Debut Indie
  • Game of the Year

Três atores do elenco também concorrem ao prêmio de Best Performance.

Um clássico moderno

A IGN deu nota 9/10, chamando o jogo de “um clássico moderno”, destacando a forma como mistura referências de RPGs antigos e novos — mas sempre com identidade própria.

Atualizações e futuro

O estúdio lançou recentemente o patch 1.4.0, trazendo melhorias visuais, correções e recursos muito pedidos, como a opção de Battle Retry.

E você?

Você gosta de RPGs por turno ou é mais da ação?

Fonte: IGN